terça-feira, 27 de outubro de 2009

Wallpaper Warmachine

Pra quem curte um visual legal no Desktop, No site da privateer esta o wallpaper da MKII de warmachine.

Pra quem não sabe, MKII é a atualização/mudanças nas regras de warmachine.
As regras pra quem quiser, também estão la no site da Privateer.
o jogo é bem bacana!

Pra quem me conhece, sabe que gosto de trincheiras, e agora foi incluido nas regras dos terrenos, oficialmente trincheiras!




cliquei aqui para baixar o wallpaper

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Minhas Primeiras Miniaturas pintadas - My First Painted miniatures

Minhas primeiras miniaturas pintadas.
Estou colocando na ordem que pintei, ainda falta melhorar algumas coisas e terminar outras, mas vale o XP.
Tento melhorar a cada dia.
Espero que gostem.


A primeira:



A segunda. Até hoje ainda falta o rosto.



A terceira. Meu primeiro Warjack. Infelizmente alguém derrubou ele e teve um dano no ombro esquerdo. Base de cortiça!



Quarta mini. Fiz a Esculpindo Epoxi!



Quinta: Segundo Warjack, pintei as cores de Khador um pouco diferente! a Base novamente de Epoxi.



Sexta: Tentei iluminar o rosto, mas foi dificil!



Espero que curtam, logo que pintar mais, posto aqui!
obrigado e comentem!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Preview do Game Warmachine Para computador.

Mais algumas imagens foram disponibilizadas do game warmachine para pc.

As imagens do Capitão Colerman Striker e da comandante Sorscha.

Hail Khador!



quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inicio do trabalho: Montagem e Primer

Ola amigos.  Nesta nova matéria a pedido dos amigos que visitam, vamos falar no início de tudo, como montar e passar a base na miniatura. Como já havia dito antes, o primer na miniatura é algo muito importante, sem ele logo logo a tinta descascará e você tera um trabalho muito maior depois.

Antes de tudo, quero mandar um grande abraço ao pessoal que acompanha o Blog, da comunidade Reinos de Ferro no Orkut. Obrigado.

Mãos a mini...

Primeiro, uma Battle Box de Khador, vou mostrar como começar com um destroyer, um warjack muito bacana.


Primeira coisa a se fazer é separar as peças para visualizar tudo melhor. Depois que fizer isso você saberá onde encaixar cada parte da sua miniatura e corrigir algum eventual problema.


no caso ali, vemos as pernas, braços, cabeça, corpo etc. Repare que o tronco é oco e os spikes do ombro vieram juntos de uma base. Vamos ajustar isso.

Primeiro de tudo, limpar as partes que vem sobrando nas minis, rebarbas etc. As miniaturas de Warmachine quando são moldadas, eventualmente sobram alguma parte do metal que não serve para o propósito. 
Uso uma hobby Knife para retirar essas partes e depois uma lima.
faça movimentos lentos e cuidados, e cuidado para não cortar os dedos.
Apoio com dedão puxando a faca na direção do dedo, de cima para baixo.

Em seguida as bordas da fornalha.


Em seguida cortei com muito cuidado os spikes.


Os spikes ficam com uma pequena elevaçao na parte inferior, que torna impossivel colar assim. Tudo se resolve limpando a parte de baixo com a Knife e depois com a lima reta.


Uma limpeza no tronco deixando tudo mais suave.


Agora o tronco. Deixar ele vazio ou não é uma opção sua, mas você terá de cobrir as juntas das peças para não ficar feio. Eu usei durepox, o material aceitavel para este tipo de trabalho e mais barato encontrado no brasil.

Cortando em partes iguais, um pequeno pedaço de durepox serve para preencer toda a parte de dentro dessa peça, e facilita na hora de ''pinnar'' o tronco nas pernas.


economia neste ponto pode ser bom, então tente cortar um tamanho certo da epoxi. No meu caso eu errei feio! 

como sobrou muita massa, tive a idéia de fazer ele pisando em sacos de areia numa trincheira, para base. acabei tendo de colocar mais epoxi, mas o resultado ficou legal.



Fiz os sacos esculpindo separados, depois montei empilhados um a um, antes de secar claro.

Voltando ao destroyer.


Corto a base da miniatura com alicate e depois limpo as rebarbas com a knife. Muito cuidado pois essas partes geralmente são muito duras e se sua ferramenta não for boa e aplicar muita força, pode acabar danificando a miniatura.



Agora tudo limpo, é hora de começar a ''pinar''. Com uma pin Vise, furadeira de mão, pegue a miniatura e uma broca de 1mm. começei com a perna para o tronco. deixo sobrando uma parte grande do arame para poder trabalhar com folga depois.


mas que tipo de arame usar? não recomendo que use arames moles como aqueles comprados em rolos grandes, pois logo irão dobrar e estragar a pose da sua miniatura. Afinal, ninguém quer um gigante corcunda.

Eis a solução. 


Alguns possuem a espessura de 1mm outros um pouco menos, fique atento!

depois aplico um pouco de epoxi dentro do buraco do tronco para marcar onde vou furar, e cuidadosamente faço o furo. Neste ponto deixo uma parte maior do clip para dentro da peça, para garantir que segure melhor, chegando até a epoxi que colamos antes.


Aplico super cola tanto no clip quanto no buraco na miniatura, com muito cuidado para não escorrer e não colar os dedos.


Depois os braços, realizando o mesmo processo.

infelizmente na parte superior do meu destroyer, onde fica o símbolo de Khador, tive um pequeno problema. Ela não encaixava de modo algum, e isso atrapalhou um pouco. corrigi com massa e depois tive de pinnar a fornalha um pouco mais para baixo. Tudo resolvido.


Para finalizar essa parte, o mesmo com a cabeça.




Para passar o primer, colo as minis numa tampinha presa com cortiça em baixo e as prendo com fita crepe numa madeira, no caso uma prancheta. A tampinha usada foi dessas de remédio manipulado que furei com a mesma broca da mini.






 Depois para passar o prime va até um lugar arejado e tente manter a miniatura de 20 a 30 cm do spray. Ja li também que não se deve chacoalhar muito a lata, para não mistura demais o solvente. Faço durante 20 ou 30 segundos e pronto. Tente passar varias camadas finas, ao invés de uma grossa, para nao perder detalhes.

O resultado final é este. Espero ter ajudado em algo. Agora é só pintar. 




Enquanto não faço um tutorial de pintura isso deve ajudar. Ainda preciso ganhar mais XP para poder ensinar ou mesmo passar algo sobre pintar aqui.

um grande abraço amigos!








terça-feira, 29 de setembro de 2009

Um pouco sobre RPG - Trilogia fogo das Bruxas. Reinos de Ferro

Algumas fotos do meu grupo de RPG, jogando a trilogia fogo das bruxas, nos reinos de ferro.




1 Livro : 2 ato. Entrada do Forte Rilker.


Ainda Forte Rilker.


Dentro do forte. No canto esquerdo um ''cardume de portas'', a direita, em ambos os cantos, os cards de itens que fiz para o grupo!


Livro 1, ato 3. Confusão na cidade.Nessa parte, Emboscada no meio das ruas de Corvis, com a Folia dos Esqueletos rolando pela cidade. Os varios Cards de itens da galera.




2 livro: 3 ato. Dentro da prisão de Corvis. KD o maldito Padre?



Fuga da Prisão de Corvis, carregando o pobre do Padre Pandor Dumas!



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Ferramentas - Suas melhores amigas


Ferramentas – Suas melhores amigas.

Iniciando as dicas sobre Warmachine no blog, vamos falar primeiro das ferramentas.

Antes de tudo, gostaria de dizer que não quero dizer que este ou aquele método é o correto, isto é apenas uma forma de ajudar os iniciantes que como eu, sofrem as dificuldades de um pais de 3 mundo...

Como moro no interior tenho uma dificuldade ainda maior de encontrar boas ferramentas, já que não existem lojas especializadas na minha cidade. A solução é a internet. O lado ruim é que tem o frete, e que as vezes fica igual ou superior ao valor do produto. Então convença seus amigos a jogar e comprarem com você ou esteja ciente que você vai gastar um bom dinheiro, afinal, quem falou que este é um hobby barato?

Vou colocar alguns links de onde encontrar tais materiais para facilitar a vida de quem esta começando ou pretende. De forma alguma quero induzir alguém a comprar em alguma loja, mas as vezes é a única com quem podemos contar e não ganhei desconto em nenhuma delas .



O primeiro material que talvez você possa precisar seria um Cuting Mat. Necessário para poder modelar algumas partes no tamanho correto e até mesmo para proteger sua mesa de arranhões. Pode parecer desperdício de dinheiro, mas depois que você usa e vê a diferença percebe o quanto foi importante.

Se você quer criar cenários para seus jogos e colocar todos na escala correta, é totalmente indispensável.

Este eu consegui encontrar numa casa de matérias para pintura e artesanato na minha cidade. Uma loja das ``Tias que pintam em tecido e quadro``, na verdade foi até curioso pois eu já tinha imprimido uma folha adesiva com quadrados de 1 cm e colado na minha mesa. Quando fui à loja comprar uns pincéis vi um Cuting mat pequeno, de uns 20 cm e perguntei a vendedora ela me mostrou um no tamanho ideal.

Infelizmente a loja não tem site, mas acredito que outra loja nesse sentido, principalmente pra quem meche com biscuit deve possuir.

Custo: 39,90

Próximo será o velho amigo estilete. Existe muita coisa para se cortar nesse pequeno mundo. Quando se faz cenários ou mesmo bases, você vai acabar precisando cortar algo não tão delicado e ai entra nosso amigo. Até mesmo se você não tem dinheiro para gastar como objetos para modelar seus itens pode usá-lo para ajudar nesta tarefa. Lembre-se de mante-lo sempre limpo.

Você encontra em praticamente qualquer papelaria ou nas populares lojas de 1,99. Custo: 1,99 + refis, pelo mesmo valor.



Agora as hobby knifes. Excelentes para cortes delicados como todo trabalho com essas preciosidades devem ser. São totalmente necessárias no processo de montagem das miniaturas de warmachine, pois elas vem com pequenas rebarbas de metal que devem ser retiradas. Novamente, também podem ser usadas na modelagem de algum item.

Comprei as minhas numa loja na cidade, chamada multi-coisas. Acredito que seja uma franquia de uma rede grande por todo pais, mas também já vi no mercado livre e na hobby delivery, ambos por um preço maior.

Custo: 20 Reais.



Limas, ou lichas. São excelentes para limpeza das minis, e também essenciais. Depois de retirado as partes que sobram no metal, é sempre bom dar uma lichada para tirar a parte mais áspera da mini antes de pintar.

Em lojas de ferramentas e utilidades, essas belezinhas podem ser encontradas, se não conseguir tente a internet, mas tenha certeza que em lojas de hobby elas saíram por preços absurdos!

Custo: 20 reais



Alicate. Totalmente indispensável. Seja para cortar os pinos, seja para cortar a sobra para encaixar na base ou seja para fazer suas modificações. Pode ser encontrado em lojas de ferramentas e uma variedade de lugares, tenha certeza de comprar um com bico para corte! Custo: 5 reais


Pinças, a principio eu pensei que seria muita frescura, mas logo vi que são muito necessárias. Quando se esta pintando determinadas partes muito pequenas para serem seguradas com dedo e pintadas ao mesmo tempo, são essas amiguinhas que garantem melhor precisão e comodidade. Quando se trabalha criando bases e colando com algum tipo de super cola, também é altamente recomendável. Comprei as minhas numa loja de utilidades de 1,99, tenha cuidado, já vi no mercado livre as mesmas pinças por mais de 15 reais! Custo: 1,99



Pin Vise, ou furadeira de Mao. Sem duvida a menina dos meus olhos. Como não podem fabricar isso no Brasil é uma coisa que eu não consigo entender. Quando estava pesquisando sobre isso, pensei que elas seriam opcionais, pois em vários lugares dizem que servem para que suas miniaturas durem mais tempo, sem desmontar devido ao manuseio. Usando percebi que muito mais que isso, algumas miniaturas são praticamente impossíveis de serem montadas sem colocar os pinos nela(em inglês pinning) eu carinhosamente apelidei de ‘’pinar’’.

Peças muito pequenas ou difíceis de colar, são facilmente resolvidas com esta maravilha. Furadeiras elétricas comuns, mesmo com mandril fechando ao zero, causam algum tipo de dano a miniatura. Recomendo brocas 1 mm, encontradas em casas especializadas de parafuso. Cuidado, as brocas mais comuns encontradas em varias lojas são de 1,5 mm. Parece pouca diferença mas para algumas partes das miniaturas de warmachine, como o pé ou uma lança é fundamental tem a broca certa. Uma coisa que descobri, que uma coisa simples pode ser usada como o ``pin``, o Clip para papel, de metal. É bem resistente e sua espessura é exatamente 1 mm !A Pin Vise não adianta, é quase impossível encontrá-la. Tem de comprar em alguma loja especializada.

Comprei a minha na Big Field Hobby, paguei 20 reais de frete, ou seja praticamente o mesmo preço da Pin vise. As brocas comprei numa casa especializada em parafusos, de inicio comprei uma broca de 1,5 mm numa loja de material elétrico, esta não serve e vem na embalagem escrito 1/16.

Custo: 25,38 Reais Pin Vise, 7 reais brocas 1 mm

www.bigfield.com.br




Epóxi. Com certeza se você pretende modelar alguma peça, criar suas próprias bases ou mesmo cobrir alguns pontos ‘’vazios’’ das miniaturas, vai precisar deste material. Infelizmente ele não é tão bom para detalhes quanto um Green stuff, mas é o mais fácil de encontrar no Brasil.Uma dica é saber dosar a quantidade da resina com o catalisador, para variados tipos de objetos.Fácil de se encontrar, de super mercados a lojas de materiais de construção.

Custo: 7,00


Colas. Inicialmente para montar as miniaturas, você vai precisar de uma super cola. Sem erguida para as bases de uma cola branca comum. É interessante você ter uma super-cola com bico fino, para precisão. Se for montar algum cenário, também é lega uma super-cola em gel, isso torna sua vida mais fácil. Tenha cuidado ao manusear e lembre-se, cole as miniaturas não seus dedos.

Como a epóxi, você encontra as colas em quase qualquer lugar, tenha cuidado com as super-colas muito baratas por aí, afinal estamos falando de miniaturas de chumbo importadas que você gastou muito dinheiro, então talvez não seja o caso de você economizar um ou dois reais numa cola.

Custo: Cola branca, 4,50. Super-cola 7,00



Prime. É a base que você passa nas miniaturas de Warmachine para proteger e ter uma melhor fixação da tinta na hora de pintar. Pelo que vi em sites americanos, existem pessoas que não usam, mas acredito que 90% usa e recomenda. No Brasil em lojas de tinta é vendido pela colorgim. Para as miniaturas apenas a cor cinza claro é útil, sendo assim melhor comprar em lojas de hobby que importam do exterior o prime preto. Mas porque usar o preto que custa muito mais caro do que o cinza? Veja bem, na verdade pode usar qualquer cor, muita gente usa o branco também, porém como muitas partes das miniaturas de warmachine representam aspecto de metal(armaduras, armas etc) é bem mais fácil e pratico usar a base preta.

O cinza, eu recomendo quando você não tiver nenhuma destas partes ‘’metalizadas’’ para reproduzir. O branco também serve para esta função. Utilize sempre Prime em spray, pois o pincel na miniatura toda pode sumir com algum detalhe muito pequeno. Utilizar o pincel para cobrir detalhes que faltaram é uma boa também. Isso tudo na verdade é bem pessoal.

O prime cinza você compra em qualquer loja de tinta. O preto ou branco da workshop games você compra em lojas na internet como a hobby delivery.

Custo: Prime Cinza 14,00 R$. Prime Preto ou Branco 43,16.

http://www.hobbydelivery.com.br



Tintas. Obviamente o mais importante. Eu uso a formula P3 e acho uma tinta muito boa. Uso também as tintas metálicas da Citadel colors, são excepcionais. Tenha sempre em mente que uma boa variedade de tintas é fundamental para uma boa pintura e conhecer bem o alcance das cores que você tem é essencial.

Para comprar as tintas da Privateer, somente em lojas no exterior. No Brasil as tintas da Citadel podem ser encontradas na hobbydelivery e outras lojas. Eu recomendo quando for importar suas miniaturas comprar um bom jogo de tintas da formula p3, pois são excelentes para mistura e rendem bastante, além do preço ser convidativo.

Custo: P3 Paint 2.79$ Citadel 12,00 R$



Pincéis. Não economize aqui. Ter um conjunto de qualidade que corresponda as suas habilidades como pintor é fundamental para que tudo saia como você deseja. Não adianta tentar criar algum detalhe na miniatura com um pincel ruim, pois sairá bem pior além de causar muita frustração. Utilizo pinceis de marcas diferentes, da workshop games, importados pela hobbydelivery, também pincéis da privateer e pincéis comprados na já citada loja ‘’das tias velhas pintoras’’.

Esses pincéis comuns, de pelo de marta são bons até, mas quando o trabalho exige algo mais preciso, é melhor mesmo ter um pincel de qualidade melhor. Procure também pinceis Kolinsky em lojas de pintura, estes, mesmo nacionais são de qualidade aceitável e você consegue um bom resultado.Compre o número 0 2/0 e 3/0. Das marcas pra hobby é bom ter um para detalhes finos, um básico e um dry brush, no mínimo. Quanto mais, melhor! Use um pincel separado para as tintas metálicas também.

Custo: Varia, de 5 a 10 Reais, pinceis pelo de marta da Tigre. 45 Reais conjunto de pincéis da workshop games. De 5 a 7 dólares pincéis da Privateer.


Kit para misturar as tintas. É interessante der um ou dois desses, para diluir suas tintas ou mesmo misturá-las. Pode se usar também como palheta diversos objetos simples, como pratos de festas, ou aquelas bases de pizza semi-pronta.

Os específicos para pintura, podem ser encontrados em casa de artesanato e pintura de telas.

Custo: de 5 a 10 Reais.


Material diverso para base. Se você quer criar bases legais para sua miniatura, é interessante comprar alguns matérias também. Eles podem ser encontrados em lojas de decoração ou comprados em lojas no exterior. Como a Gforce nine.



Da esquerda para direita, em cima cortiça comum. Comprada em papelaria e algumas rolhas.

Areia Coada, pegada do jardim. Static Grass, da Gforce nine.

Em baixo, Ash waste, da gf9 também. Areia branca, comprada em casas de decoração e por ultimo rocks, da gf9, misturada com algumas pedras de epóxi.

Existe também a woodland scenics, especializada no assunto, muito boa. Como ainda não chegaram as minhas não posso comentar.

Custo: Gforce Nine itens, 3.99 $ Cortiça 27 Reais o rolo.

http://woodlandscenics.woodlandscenics.com

http://www.gf9.com/

Por ultimo um local de pintura organizado com boa iluminação de uma luminária, limpo e confortável é muito importante. Não é legal perder seu tempo de pintura procurando os itens e arrumando a bagunça.