quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Inicio do trabalho: Montagem e Primer

Ola amigos.  Nesta nova matéria a pedido dos amigos que visitam, vamos falar no início de tudo, como montar e passar a base na miniatura. Como já havia dito antes, o primer na miniatura é algo muito importante, sem ele logo logo a tinta descascará e você tera um trabalho muito maior depois.

Antes de tudo, quero mandar um grande abraço ao pessoal que acompanha o Blog, da comunidade Reinos de Ferro no Orkut. Obrigado.

Mãos a mini...

Primeiro, uma Battle Box de Khador, vou mostrar como começar com um destroyer, um warjack muito bacana.


Primeira coisa a se fazer é separar as peças para visualizar tudo melhor. Depois que fizer isso você saberá onde encaixar cada parte da sua miniatura e corrigir algum eventual problema.


no caso ali, vemos as pernas, braços, cabeça, corpo etc. Repare que o tronco é oco e os spikes do ombro vieram juntos de uma base. Vamos ajustar isso.

Primeiro de tudo, limpar as partes que vem sobrando nas minis, rebarbas etc. As miniaturas de Warmachine quando são moldadas, eventualmente sobram alguma parte do metal que não serve para o propósito. 
Uso uma hobby Knife para retirar essas partes e depois uma lima.
faça movimentos lentos e cuidados, e cuidado para não cortar os dedos.
Apoio com dedão puxando a faca na direção do dedo, de cima para baixo.

Em seguida as bordas da fornalha.


Em seguida cortei com muito cuidado os spikes.


Os spikes ficam com uma pequena elevaçao na parte inferior, que torna impossivel colar assim. Tudo se resolve limpando a parte de baixo com a Knife e depois com a lima reta.


Uma limpeza no tronco deixando tudo mais suave.


Agora o tronco. Deixar ele vazio ou não é uma opção sua, mas você terá de cobrir as juntas das peças para não ficar feio. Eu usei durepox, o material aceitavel para este tipo de trabalho e mais barato encontrado no brasil.

Cortando em partes iguais, um pequeno pedaço de durepox serve para preencer toda a parte de dentro dessa peça, e facilita na hora de ''pinnar'' o tronco nas pernas.


economia neste ponto pode ser bom, então tente cortar um tamanho certo da epoxi. No meu caso eu errei feio! 

como sobrou muita massa, tive a idéia de fazer ele pisando em sacos de areia numa trincheira, para base. acabei tendo de colocar mais epoxi, mas o resultado ficou legal.



Fiz os sacos esculpindo separados, depois montei empilhados um a um, antes de secar claro.

Voltando ao destroyer.


Corto a base da miniatura com alicate e depois limpo as rebarbas com a knife. Muito cuidado pois essas partes geralmente são muito duras e se sua ferramenta não for boa e aplicar muita força, pode acabar danificando a miniatura.



Agora tudo limpo, é hora de começar a ''pinar''. Com uma pin Vise, furadeira de mão, pegue a miniatura e uma broca de 1mm. começei com a perna para o tronco. deixo sobrando uma parte grande do arame para poder trabalhar com folga depois.


mas que tipo de arame usar? não recomendo que use arames moles como aqueles comprados em rolos grandes, pois logo irão dobrar e estragar a pose da sua miniatura. Afinal, ninguém quer um gigante corcunda.

Eis a solução. 


Alguns possuem a espessura de 1mm outros um pouco menos, fique atento!

depois aplico um pouco de epoxi dentro do buraco do tronco para marcar onde vou furar, e cuidadosamente faço o furo. Neste ponto deixo uma parte maior do clip para dentro da peça, para garantir que segure melhor, chegando até a epoxi que colamos antes.


Aplico super cola tanto no clip quanto no buraco na miniatura, com muito cuidado para não escorrer e não colar os dedos.


Depois os braços, realizando o mesmo processo.

infelizmente na parte superior do meu destroyer, onde fica o símbolo de Khador, tive um pequeno problema. Ela não encaixava de modo algum, e isso atrapalhou um pouco. corrigi com massa e depois tive de pinnar a fornalha um pouco mais para baixo. Tudo resolvido.


Para finalizar essa parte, o mesmo com a cabeça.




Para passar o primer, colo as minis numa tampinha presa com cortiça em baixo e as prendo com fita crepe numa madeira, no caso uma prancheta. A tampinha usada foi dessas de remédio manipulado que furei com a mesma broca da mini.






 Depois para passar o prime va até um lugar arejado e tente manter a miniatura de 20 a 30 cm do spray. Ja li também que não se deve chacoalhar muito a lata, para não mistura demais o solvente. Faço durante 20 ou 30 segundos e pronto. Tente passar varias camadas finas, ao invés de uma grossa, para nao perder detalhes.

O resultado final é este. Espero ter ajudado em algo. Agora é só pintar. 




Enquanto não faço um tutorial de pintura isso deve ajudar. Ainda preciso ganhar mais XP para poder ensinar ou mesmo passar algo sobre pintar aqui.

um grande abraço amigos!








4 comentários:

  1. Antes de ver o final do post quase tive um treco: "GAH, ele deixa as minis de preto!!!1!" Heheheh, muito bom. Espero pelo post sobre pintura.

    Acho legal pacas, pena que o meu grupo não usa minis para jogar... Mas ainda sim deve valer só por tê-las. Pensando em talvez comprar uma box...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, cara. Adorei a postagem, respondeu muitas das minhas dúvidas.

    A postagem sobre ferramentas também foi ótima, descobri que TUDO o que é nescessário pra começar já aqui em casa.

    Agora só falta a grana! Malditas minis caras... Hahaha.

    ResponderExcluir
  3. obrigado pessoal! Com certeza vale apena comprar pelo menos uns warjacks. Para começar um box fica mais em conta, algo em torno de 34 $ e vem 2 ou 3 warjacks e um warcaster. Minha idéia era comprar somente para o rpg, mas nao resisti e agora é para jogar warmachine mesmo!

    Estou terminando de pintar mais algumas, esse ai ja esta terminado! vou postar as fotos, mas para um tutorial ainda é cedo!

    Tenho que colocar também os cards de rpg que fiz sobre reinos de ferro, são legais e ajudam na hora do jogo, principalmente para armas de fogo.

    Vlw galera!

    ResponderExcluir
  4. Cara ajudou muito, mas sabe dizer se o processo é o mesmo pra minis de plástico?

    ResponderExcluir